Marketing Digital Para Pequenas Empresas

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As Várias Facetas do Marketing Digital

Porque é importante investir em Marketing Digital?

Nas últimas décadas com a invenção da internet e posteriormente os buscadores sendo o maior e mais conhecido o Google, surgiu uma ‘nova forma de negociar', hoje desde a criança que está aprendendo a falar até o senil que mal aprendeu ler devido às circunstancias, tem um celular e acessa a internet para se informar, se divertir e comprar produtos ou serviços.


Portanto nem precisa de argumentos, quem tem um negócio precisa da internet para vender e se manter no mercado.


Até surgiu uma frase que diz: Se não está no Google é porque não existe!


Sabemos que quem não é visto não é lembrado e como as pessoas hoje compram pela internet, então você precisa estar preparado para vender pela internet.


Antigamente as empresas anunciavam somente em rádio, tv, jornal, listas telefônicas, carro de som , panfletos, calendários anuais, etc. Não era barato e nem hoje é, porém hoje com o uso da internet e a aplicação de marketing digital ficou mais acessível financeiramente anunciar e com melhores resultados, basta saber usar.

O que é Marketing Digital?

O termo Marketing Digital se tornou muito popular e pouco entendido, não é por menos pois além de ser algo novo para todos é também muito abrangente, por exemplo, quem gerencia redes sociais como facebook ou instagram trabalha com marketing digital, quem cria websites ou e-commerce trabalha com marketing digital, quem configura e gerencia campanhas de mídias pagas como Google Ads, Bing Ads ou qualquer outra coisa Ads também trabalha com marketing digital, e por ai vai, existem centenas de ferramentas digitais cada uma com suas características e funções e todas elas exigem conhecimento técnico específico.

Outra "versão" de marketing digital surgiu com o negócio de vendas de produtos digitais, por exemplo, e-books e vídeos com cursos das mais diversas áreas, e com o surgimento de plataformas de vendas onde pode-se ter afiliados vendendo seus produtos digitais o termo marketing digital se confunde com “vender produtos digitais”, por isso se vê hoje muitos iniciantes perguntando nas redes sociais se “compensa trabalhar com marketing digital ?”, quando na realidade estratégias de marketing digital é que são utilizadas para vender produtos digitais.


Portanto podemos dizer que Marketing Digital é na verdade Marketing como sempre foi, só que feito em bits o que exige conhecimento de novas ferramentas, técnicas e estratégias.

Existe especialista em Marketing Digital?

Não dá pra alguém afirmar que é especialista em Marketing Digital seria como dizer que alguém é especialista em medicina. Pegando essa analogia imagine alguém que se forma em medicina, ele pode ser um clínico geral ou especialista em alguma área da medicina como Neurocirurgião por exemplo, esse profissional vai precisar estudar muito antes de abrir a cabeça de alguém, assim podemos dizer que alguém é ‘profissional em marketing digital’ (clinico geral) e ele pode estudar muito uma determinada área como Google Ads por exemplo e depois dizer que é especialista em Google Ads ou outra (s) área(s) que escolher.

Estratégias de Marketing Digital.

Para ser Estrategista em Marketing Digital é necessário conhecer diversas ferramentas para determinar qual delas será mais eficiente em atingir o objetivo proposto, o estrategista não pode ficar na bolha ele tem que enxergar outras saídas, nem sempre anunciar no Google é a melhor estratégia. Existem muitos caminhos e ele precisa ao menos ter o mapa e saber usá-lo.


Se no seu caso o cliente está sempre em busca do seu produto ou serviço e você sabe que ele busca isso no Google, então estar presente é vital para seu negócio, neste caso se aplica o conceito de que “A melhor forma de se encontrar um cliente, é ser encontrado por ele”.


Mas existem casos que o cliente não está te procurando no Google e você precisa despertar nele o interesse, neste caso usar o facebook, instagram ou outras redes sociais podem ser mais eficientes.

Se seu público for profissionais liberais como advogados, arquitetos, engenheiros, etc. o linkedin é uma poderosa plataforma para se prospectar clientes. E para ajudar ainda existem plataformas profissionais que fazem essa prospecção com o máximo de automação com custos acessíveis para quase qualquer um.

Existem também grandes plataformas que contém o cadastro de CNPJ segmentadas por Região Geográfica, CNAE, NCM, Risco de Inadimplência, Faturamento entre outros, onde você pode adquirir legalmente uma base de dados altamente segmentado para seu negócio com grande potencial de fechamento de negócio. Ou atém mesmo uma base de pessoas (CPF ) segmentada por Classe Social, Potencial de Compras, Risco de inadimplência, Idade, Gênero, Região Geográfica, entre outros.


Portanto conhecendo as ferramentas, as técnicas e as estratégias certas em marketing digital e óbvio, ter verba para investir, não é fantasioso dizer que você pode aumentar seu faturamento até o limite de sua capacidade.

O Consultor de Marketing digital.

O consultor de marketing digital é a pessoa que tem um amplo conhecimento sobre tudo que falamos acima, ele pode até ser especialista técnico em uma ou mais áreas. Mas é imprescindível que ele conheça muito bem as estratégias, as ferramentas e os especialistas.


Munido desse conhecimento ele vai analisar o negócio, criar um Planejamento Estratégico onde será determinado o quê será usado, como será usado e quem vai executar cada coisa. Ele também vai acompanhar todo o processo e fazer as mudanças necessárias para atingir o objetivo proposto.


O consultor pode fazer você economizar tempo e dinheiro em ferramentas e compra de mídia, acelerar os processos na empresa e ajudar atingir resultados mais rápido e ainda outro benefício é que ele vai te auxiliar até seu negócio estar caminhando com as próprias pernas, pois o consultor de marketing digital não vai ficar para sempre na sua empresa, ele tem começo meio e fim ou seja ficará até terminar o projeto.

Vale a pena investir em marketing Digital?

Um grande e redundante SIM! O que não vale a pena é ficar de fora vendo seus concorrentes colhendo os frutos e você a ver navios.


Repetindo o que eu disse acima, (vai que você não leu):


Até surgiu uma frase que diz: Se não está no Google é porque não existe!


Sabemos que quem não é visto não é lembrado e como as pessoas hoje compram pela internet, então você precisa estar preparado para vender pela internet.
Antigamente as empresas anunciavam somente em rádio, tv, jornal, listas telefônicas, carro de som , panfletos, calendários anuais, etc. Não era barato e nem hoje é, porém hoje com o uso da internet e a aplicação de marketing digital ficou mais acessível financeiramente anunciar e com melhores resultados, basta saber usar.

Então, vamos pra cima!

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