Marketing Digital Para Pequenas Empresas

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Marketing Digital Para Pequenas Empresas - Parte 02

Como falamos na Parte O1 de "Marketing Digital Para Pequenas Empresas", antes de iniciar sua estratégias é importante criar sua Identidade Digital. Entenda agora o que significa isso.

 

Identidade Digital Corporativa.

O que é e porque é tão importante para sua empresa?

 Identidade-Digital

Pode ser chamado de identidade digital, identidade virtual, presença digital ou qualquer termo que venha surgir, mas o que na realidade forma sua Identidade Digital Corporativa e porque é tão importante para seus negócios?

 

O que compõe sua identidade digital corporativa?

 Já se foi o tempo em procurávamos o telefone de uma empresa em uma lista telefônica impressa, hoje usamos a internet e especialmente o Google para buscar por qualquer coisa e não é diferente quando precisamos encontrar mesmo que seja simplesmente o número de telefone de uma empresa.  Até mesmo surgiu uma frase que diz: “Se não está no Google é porque não existe”. Por isso é vital estar bem posicionado na web e uma identidade digital vai te ajudar com isso.

A identidade digital de sua empresa é formada por um conjunto de estratégias baseadas em marketing digital por onde pessoas conhecerão e chegarão até sua empresa.

Quando alguém procurar por seus produtos ou serviços suas chances de ser encontrado serão muito maiores se seu negócio tiver uma bom ID Corporativa.

Essa ID Corporativa deve ser desenvolvida de maneira padronizada de forma que em qualquer canal digital seja apresentado ao usuário um padrão que identifique sua empresa logo nos primeiros segundos de visualização.

Isso envolve cores, logotipo, contatos, integração entre os canais e a comunicação com o público alvo. É importante também que as formas de comunicação off-line sigam este mesmo padrão, pois sua ID Corporativa que está totalmente atrelada ao marketing digital é no fim das contas mais uma extensão do marketing de sua empresa.

O marketing online ou digital, é na realidade uma forma de marketing que é feito através de bits.

 

05 PASSOS PARA CRIAR SUA IDENTIDADE DIGITAL CORPORATIVA: 

 

1° PASSO -  REGISTRAR UM DOMÍNIO

É vital para seu negócio ter um domínio com o nome da sua empresa, por exemplo www.suaempresa.com.br. Isso torna possível criar seu site com um endereço próprio e ter contas de e-mail corporativas com o nome de sua empresa.

Um domínio com o nome de sua empresa hoje á tão importante como ter um número de telefone no passado.

Pense no seguinte, se precisar descobrir como entrar em contato com uma empresa que você lembra do nome mas não lembra do número do telefone, o que você faz?

A grande maioria das pessoas procura na internet e talvez até encontrem em algumas dessas listas online, mas quando a empresa tem um domínio próprio e um website neste domínio, a conversa é outra, pois o usuário vai encontrar o seu domínio, vai clicar e entrar no seu site. É como se ele entrasse dentro do seu próprio estabelecimento comercial e não dentro de um outro lugar para perguntar o número do seu telefone.

E tudo isso começa com o registro do seu domínio que tem um custo irrisório de aproximado de R$ 50,00 anual.

 

2° PASSO – CONTRATAR UMA HOSPEDAGEM DE SITES

Para criar seus e-mails corporativos, criar seu site, blog, loja virtual e até mesmo em alguns casos fazer e-mail marketing é necessário adquirir uma conta de hospedagem de sites.

Uma hospedagem de sites é como se fosse o aluguel de uma sala comercial porém de maneira digital ou seja, está dentro de um computador potente ou melhor dizendo de um servidor. Dentro deste servidor você irá alugar um espaço de armazenamento e dentro deste espaço estará disponível alguns softwares que tornarão possível a criação dos seus e-mails corporativos, do seu site ou loja virtual, poderá também instalar sistemas de e-mails marketing, criar diretórios para armazenar dados e vários outros benefícios para sua empresa.

 

3° PASSO -  CRIAR E-MAILS CORPORATIVO

O e-mail corporativo é criado utilizando o seu domínio, por exemplo se o nome de sua empresa for ABC REPRESENAÇÕES então seu domínio poderia ser abcrepresentacoes.com.br e após contratar uma conta de hospedagem você poderá criar seus e-mails com o nome de seu domínio, por exemplo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O e-mail corporativo além de dar mais credibilidade para sua empresa também faz divulgação para seu negócio pois ao receber seus e-mails o leitor identificará que o que vem após o “@” do e-mail e o nome de sua empresa e não de uma empresa que fornece e-mails gratuitos.

Contas de e-mail gratuitas como Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outras, são de fato muito boas e isso pode servir muito bem para você como pessoa física, mas não para a reputação de sua empresa. Aliás, você já parou para pensar porque essas empresas disponibilizam contas de e-mail gratuita? Quando você utiliza essas contas de e-mail além de ficar exposto às propagandas que aparecem em sua conta, quando você envia um e-mail para alguém, ou divulga seu e-mail em qualquer propaganda impressa você está fazendo uma boa propaganda gratuita para a empresa que lhe fornece o e-mail, por outro lado quando utiliza um e-mail corporativo você faz esta propaganda para a sua empresa.

Outro motivo importante para ter seus e-mails corporativo e na hora de fazer e-mail marketing. Ninguém bota muita fé quando recebe um e-mail de divulgação que utilize uma conta de e-mail gratuita, não tem credibilidade e os resultados serão fracos.

 

4° PASSO -  DESENVOLVER O WEBSITE

O website de sua empresa é a porta de entrada para seus clientes fecharem negócios, é o seu outdoor na web, é a base para muitas outra estratégias de marketing.

Todas as estratégias devem fazer com que seus possíveis e atuais clientes passem por seu website, é pra lá que serão direcionadas as outras campanhas publicitárias incluindo os anúncios no Google, no facebook, divulgação impressa, e-mail marketing, etc.

“Um website utilizado corretamente será o maior e melhor canal de vendas de sua empresa!”

Ter um website simples com 4 ou 5 páginas básicas falando sobre sua empresa, seus produtos e serviços e com uma página de contato já é um bom começo para se sair do anonimato digital. Mas não se contente com o básico “site cartão de visitas”, há muita coisa que pode ser feita para gerar negócios através de um website e falaremos um pouco mais sobre a importância disso na sequência. Continue lendo!

 

5° PASSO -  CRIAR CONTAS PERSONALIZADAS NAS REDES SOCIAIS

Ter uma conta no Facebook, YouTube, Twitter, LinkdIn, Skype e outras redes sociais é de extrema importância para sua identidade digital, pois mesmo que você como pessoa física não tenha uma conta em cada uma das principais redes, tenha certeza que muitos dos seus clientes tem e sem dúvida eles gostarão de ver sua empresa por lá e de se comunicar com sua empresa através dessas redes sociais.

 

Benefícios de ter uma Identidade Digital

Além do status e credibilidade impactados pela identidade digital em seus clientes, com seu endereço digital espalhado por vários lugares na internet é como se você tivesse vários outdoors divulgando seu negócio, isso fará que mais pessoas conheçam sua empresa e venham até você para fecharem negócio, que no final das contas é que toda empresa busca.

Para ilustrar os benefícios de ter uma identidade digital e ter o endereço de seu site espalhado por vários locais diferentes imagine uma grande loja em um local muito movimentado e com muitas portas de entrada, cada porta aberta é uma entrada a mais para seus possíveis clientes entrarem em na loja e quanto mais pessoas na loja maiores são as oportunidades de negócios, especialmente quando essas pessoas tem um forte interesse no seu produto/serviço.

 

Depois que sua ID Corporativa estiver pronta, o que já é um grande passo, vem o mais importante: “Criar Estratégias de Marketing Para Atrair Clientes e Vender Mais”.

 

Para obter bons resultados é imprescindível criar e gerenciar estratégias de marketing envolvendo marketing digital e off-line. Para isso é necessário que você tenha o conhecimento necessário ou que contrate um profissional com conhecimento técnico, estratégicos e de negócios para que os resultados aconteçam, amadorismo nesta hora é um grande erro e pode trazer resultados negativos para seu negócio.

Após sua ID estar profissionalmente desenvolvida inicia-se o trabalho de divulgação e mensuração das estratégias.

Uma grande sacada do Marketing Digital é essa, ‘a possibilidade de medir os resultados’ e saber onde estão os melhores resultados para só então investir maiores valores e não jogar seu dinheiro fora.

Conclusão:

Agora que você já entendeu como criar a identidade Digital da sua Empresa na Web é importante que conheça algumas das principais estratégias de Marketing Digital para usar em seus negócios.

Acesse: "Marketing Digital Para Pequenas Empresa" Parte 03 e aumente o conteúdo da massa cinzenta do seu cérebro.

Marcos Amorim - Consultoria de Marketing Digital Para Pequenas Empresas