Marketing Digital Para Pequenas Empresas

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Marketing Digital Para Pequenas Empresas - Parte 03

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ...

(...algumas delas)

 

Geração de Leads

Leads são pessoas ou empresas interessadas em seus serviços ou produtos que se cadastram para obter mais informações. Quanto mais leads você adquirir, mais chances de fechar negócios você tem.

 

Gerar Leads - Prospectar ClientesPara entender melhor...

Você faz um anúncio sobre seu negócio, seja pela internet ou off-line, a pessoa interessada entra no seu site pois tem interesse no que você está oferecendo porém por não estar no momento da compra para esta pessoa ela simplesmente sai do seu site e acabou.

Desta forma a maior parte de seu investimento vai pelo ralo, pois menos de 3% das pessoas interessadas em algum produto/serviço irá fechar negócio desta forma, então a solução é conseguir o contato da pessoa interessada (lead) para posteriormente nutrir o interesse deste lead até o fechamento da venda, assim suas chances de fechamento vão muito além dos míseros menos de 3%. Existem várias estratégias para conquistar leads, uma delas é oferecer algum benefício em troca de um simples cadastro.

 

Por exemplo, você pode oferecer um e-book, uma vídeo aula, um cupom de desconto, uma consultoria, um período de uso gratuito caso venda algum softwere, um brinde ou qualquer outro benefício que seja de interesse do seu público alvo. O importante é que seja algo realmente útil para deixar o seu prospect satisfeito.

 

Facebook

O facebook é na atualidade a maior rede social do mundo e onde as pessoas se concentram para trocar informações, bater papo, se informar sobre o seu nicho de relacionamento, etc. Assim o ele é uma excelente ferramenta de marketing para empresas de todos os segmentos com capacidade de trazer grandes resultados, porém precisa ser usado de maneira correta e profissional.

Não adianta nada encher o feed de notícias da sua página com um monte de promoções, isso gera pouco ou nenhum engajamento e trará pouco ou nenhum resultado.

Também não é aconselhável criar um perfil com nome de sua empresa para fazer contatos, isso vai contra as regras do facebook e limita as ações de marketing que podem ser aplicadas ao seu negócio.

Existem diversas formas de anúncio patrocinado para empresas no facebook, mas para isso é necessário ter uma página e não apenas um perfil.

Como usar o facebook corretamente:

  1. Criar uma página personalizada para seu negócio seguindo estratégias de design, para que a página não passe uma má impressão de amadorismo de sua empresa para seus clientes e possíveis clientes
  2. Postar conteúdo relevante ao seu público alvo seguindo a regra de 80/20, ou seja 80% de conteúdo e 20% de promoções sobre seu negócio. (Se necessário contratar algum profissional para este fim).
  3. Fazer anúncios patrocinados com o objetivo de captar leads.
  4. Inserir plug-ins no website da empresa.

 

E-mail Marketing

Envio de e-mail em massa para sua base de contatos enviados por um sistema especialmente desenvolvido para este fim.

Por que é importante?

Além de ser extremamente econômico em comparação com qualquer outra mídia o e-mail marketing mostra-se incrivelmente eficiente em levar aos seus contatos qualquer informação relativo à sua empresa num ambiente extremamente particular, a caixa de mensagens do cliente ou lead.

Através do e-mail marketing você fará a nutrição dos leads e estabelecerá um relacionamento com seus clientes além de poder enviar promoções em datas programadas.

Algumas aplicações do e-mail marketing:

  1. News Latter: Informações ou notícias úteis enviado periodicamente para sua lista.
  2. Novidades: Informações sobre novos produtos/serviços.
  3. Pós Vendas: Agradecimento por fechar negócio com a empresa, pesquisa de satisfação, etc.
  4. Mensagens Programadas: Saudações e felicitações em datas específicas.
  5. Promoções: Envio de promoções, cupons de desconto, novos produtos/serviços, etc.
  6. Avisos: Qualquer informação importante que seja necessário enviar aos seus clientes.

 

Google AdWords

Se você quer ser encontrado de forma eficaz por pessoas que buscam seu produto ou serviço na internet uma das melhores formas de conseguir isso é sem sombra de dúvidas aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Para isso o Google criou o sistema AdWords.

AdWords é o forma do Google vender propaganda, são aqueles anúncios que aparecem no topo ou na lateral direita dos resultados de busca do Google, os vídeos no YouTube, os banners em diversos sites de conteúdo, os anúncios no g-mail e em outros e-mails gratuitos que você sempre vê no seu computador, no seu smartphone na sua tv smart, etc.

Existem várias formas de anunciar no Google, conheça 4 delas:

  1. Anúncios nos resultados de busca: Quando alguém faz uma pesquisa no Google em algum site parceiro do Google e os resultados aparecem nas primeiras posições.
  2. Anúncios no YouTube: Pode ser anúncios que aparecem no vídeo principal e quem não tem interesse pode pular o anuncio (chamados de trueview), ou na lateral direita dos vídeos, etc.
  3. Anúncios em sites específicos: Após pesquisar quais os sites seu público mais acessa e que são parceiros do Google por meio do Google adsense (programa de parceria de anúncios do Google com outros sites) você pode determinar que seus anúncios aparecerão somente nestes canais, assim o custo final é reduzido pois o anúncio é direcionado para seu público alvo.
  4. Remarketing: São anúncios que aparecem em sites parceiros do Google, no YouTube, nos e-mails, etc. Este é um tipo de anúncio onde é possível “perseguir” a pessoa que navegou em uma determinada página do seu website. É muito eficiente pois seu anúncio aparecerá somente para quem se interessou pelo seu produto/serviço e entrou em seu website. É uma excelente forma de fazer branding para fortalecer a marca da sua empresa ou para oferecer promoções específicas para que o cliente volte e compre.

Começar no Googel AdWords:

Para começar a anunciar no Google é necessário criar uma conta no Google Adwords, criar uma campanha de anúncios, escolher as palavras chaves mais buscadas em seu segmento, selecionar em que cidade/região os anúncios serão veiculados, escolher um orçamento e o período de sua campanha. Tudo isso exige conhecimentos técnicos e estratégicos de negócios e da ferramenta adwords.

Os anúncios são pagos por clique ou seja, quando alguém faz uma busca no Google sobre seu produto ou serviço você poderá aparecer na primeira página de resultados e se a pessoa clicar em seu anúncio você paga o valor que determinou para cada clique.

Após o clique a pessoa é levada à página do seu site que foi escolhida por você ao criar seu anúncio. Para um melhor resultado em conversão é de suma importância que esta página do site seja muito bem elaborada com o intuito de conquistar ‘no mínimo’ o cadastro da pessoa, convertendo esta pessoa em um lead.

E eficiência deste mídia (adwords) se dá pelo fato de que você só paga por quem está realmente interessado em seus produtos ou serviços.

Obs: Mais uma vez aqui é imprescindível aplicar as estratégias de captura de leads para obter maiores e melhores resultados do seu investimento.

Vídeos sempre conquistaram nossa atenção devido à dinâmica de conter imagens em movimento e sons ao mesmo tempo fazendo-nos prestar muita atenção ao que está sendo transmitido, por isso as propagandas na TV tem um alto valor de investimento.

 

YouTube

O YouTube é o segundo site de buscas mais acessado da internet perdendo apenas para o próprio Google. Qualquer empresa pode criar seus vídeos e postar gratuitamente, isso com certeza já é uma ótima ferramenta de divulgação para seu negócio, mas precisar ser usado corretamente.

O importante é que seus vídeos sejam originais, com conteúdo relevante ao seu negócio e com boa qualidade. Assim você ganhará credibilidade, atrairá o público certo e prenderá a atenção do usuário.

Após publicar os vídeos é importante também divulga-los de várias maneiras, uma delas pode ser enviar uma mensagem por e-mail avisando sobre o novo vídeo para sua base de contatos através do seu sistema de e-mail marketing. Nesta estratégia você pode por exemplo inserir o vídeo no seu site e direcionar as pessoas pra lá, esta página pode conter a oferta de algum produto ou alguma promoção que atraia seu cliente. E para aumentar a visualização é possível fazer um anúncio pago usando seus vídeos.

 

Chat On-line 

Implantar um sistema de chat online no website da sua empresa para atendimento em tempo real.

Além de dar mais credibilidade para sua empresa por deixar claro que tem uma pessoa real por trás do website, o chat torna o atendimento dinâmico, e nestes dias corridos em que vivemos nada melhor do que ser rápido e eficiente no atendimento para fechar mais vendas, não é mesmo?

Além destas vantagens é possível também obter dados da pessoa convertendo ela em um lead.

 

Conclusão:

É claro que tudo isso é apenas um resumo sobre o tema "Marketing Digital Para Pequenas Empresas", existem várias outras estratégias e mesmo sobre as que foram destacadas aqui há muito o que se aprender.

Espero que este breve conteúdo tenha ajudado você a ter alguns insights e lhe traga algum benefício, mesmo que for apenas cognitivo.

 

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Marcos Amorim (44) 99903-0252

Marcos Amorim - Consultoria de Marketing Digital Para Pequenas Empresas