Marketing Digital Para Pequenas Empresas

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"Decifra-me ou te devoro".

Deciframe ou te devoro". Esse era o desafio da Esfinge de Tebas.

Esfinge e ÉdipoQualquer um que não respondesse o enigma era eliminado pela Esfinge. 

O enigma era: "Que criatura tem quatro pés pela manhã, dois ao meio dia e três à tárde?". Todos que haviam tentado decifrar erraram e eram estrangulados. Édipo acertou: "É o homem! Engatinha quando bebê, anda sobre dois pés quando é adulto e precisa de uma bengala quando envelhece". 

Em nossos dias não somos desafiados por uma esfinge literal, porém mesmo assim muitos empreendedores tem sido devorados pelo mercado por falta de conhecimento sobre como administrar suas empresas e basta apenas alguma perguntas para descobrir que a grande maioria desconhece a existência de estratégias poderosas e de alto retorno que só existem em nossos dias por causa da invenção da internet.

Vou citar apenas duas delas, veja qual seu grau de conhecimento sobre elas:

 

01 - Google Adwords

02 - E-mail Marketing

 

O Google Adwords refere-se aos anúncios do Google, são aqueles anúncios que você sempre vê aparecendo no topo dos resultados de busca do Google quando você pesquisa por alguma coisa.

Quando explico como isso funciona para meus clientes, amigos e conhecidos geralmente a reação é a mesma. Vou exemplificar como se estivesse conversando com alguém, para isso usarei dois personagens que serão:

Personagem 1: Marcos - Esse é o cara que explica como o Google Adwords Funciona.

Personagem 2: José - Esse é o cara que está recebendo a explicação.

Marcos: então José, que tal anunciar seu negócio no Google, com certeza terá ótimos resultados visto a grande procura por seus produtos na internet.

José: mas como funciona isso?

Marcos: é necessário criar uma conta no Goolgle Adwords, criar uma campanha de anúncio, escolher as palavras chaves que vão ativar seu anúncio, selecionar a região geográfica que você quer aparecer e determinar quanto vai investir. Os anúncios são pagos por clique ou seja, sempre que alguém clicar em um anúncio seu você vai pagar um determinado valor por esse clique.

José: "ahhhh, então é assim! tem que pagar sempre qua alguém clica no meu anúncio e quanto é cada clique?

Marcos: depende José, o valor do clique vai ser determinado por alguns fatores por exemplo, o valor que sua concorrência está pagando. O próprio Google te informa isso numa ferramenta de pesquisa de palavras chaves, inclusive é nesta mesma ferramenta que você vai pesquisar qual a quantidade de buscas por seus produtos/serviços, quais as palavras mais buscadas e determinar quais as palavras que você vai usar.

José: mas vai ficar muito caro pagar sempre que alguém clicar!

Marcos: é claro que é necessário analisar os resultados que você vai ter para ver se compensa, mas pense bem, você só paga o clique quando uma pessoa que procurou por seu produto no Google encontrou seu anúncio, então essa pessoa é um possível cliente, por isso que os anúncios são muito eficientes.

José: é verdade, pensando assim somente quem tem interesse é que vai clicar. Mas quanto tem que investir para começar?

Marcos: você pode começar com um valor baixo, com R$ 50,00 ou menos você já pode anunciar, mas um bom valor para fazer o primeiro anúncio e analisar bem os resultados é entre R$ 300,00 à R$ 500,00 no mês (para uma empresa de pequeno porte). Com isso você consegue avaliar os resultados e determinar quanto precisa investir regularmente para ter resultados constantes.

José: interessante, vamos ver melhor como eu posso anunciar.

Bom, isso é apenas um resumo do assunto, mas se você também pensa mais ou menos igual ao José da história acima, o conselho para você é: Aprenda mais sobre o Goolge Adwords pois ele pode te ajudar à aumentar muito suas vendas.

 

O e-mail marketing é a maneira mais prática, barata e eficaz de se comunicar com seus clientes e também com futuros clientes (prospects).

Analise a história abaixo:

Seu Joaquim comprou uma padaria e vende além de pães quentinhos regularmente nos mesmos horários outros itens de conveniência e também cestas de café da manhã.

Seu Joaquim é um bom empreendedor e quer se comunicar com seus clientes de maneira regular, então ele fez um website com várias dicas para seus clientes sobre pães, doces, salgadinhos, etc. 

Para todos que compram alguma coisa na padaria Joaquim entrega um cupom de um sorteio mensal de uma cesta de caféda manhã e para participar o cliente deve se cadastrar no site da padaria onde tem um formulário para informar o nome, e-mail (que é o principal) e o número do cupom. Esses cadastros são inseridos automaticamente numa lista de clientes num programa de e-mail marketing instalado no próprio site da padaria.

Essa simples estratégia gerou para o seu Joaquim uma lista de 1500 clientes em apenas 4 meses, agora usando seu programa de e-mail marketing pode enviar um e-mail ou um banner para todos seus clientes de uma vez e sem nenhum custo adicional informando:

  • Que horas tem pão quentinho;
  • Uma promoção de cestas de café para alguma data especial;
  • Que está vendendo um novo item que é uma novidade;
  • Uma promoção relâmpago de qualquer coisa que decidir fazer;
  • Informar que a padaria vai ficar aberta até mais tarde em algum dia ou que vai fechar para umas férias em um determinado período.
  • Enfim, pode enviar qualquer mensagem útil aos clientes com poucos cliques e se estiver usando o sistema de e-mail marketing que eu ensino meus clientes a usar poderá fazer estes envios sem nenhum custo adicional para sua empresa.

 

Enfim, o seu Joaquim que é um empreendedor esperto usa o e-mail marketing para se relacionar com seus clientes e gerar cada vez mais vendas em sua padaria e se diferenciar de sua concorrência que não sabe a resposta da esfinge.

Agora a importante pergunta é: E você, sabe como usar o Goolgle Adwords e o e-mail marketing para aumentar as vendas de seus produtos ou serviços?

Não se esqueça da Esfinge!
 

Marcos Amorim
  

Marcos Amorim - Consultoria de Marketing Digital Para Pequenas Empresas