Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Smaller Default Larger

O Avestruz e A Crise - O que isso tem haver?

O que um avestruz tem haver com marketing em tempos de crise?

O Avestruz e CriseQuando a situação do mercado “aperta” é comum que a primeira decisão à ser tomada é cortar o investimento em marketing. É claro que é importante cortar gastos 'desnecessários' diante de uma época de dificuldade financeira, mas será que cortar por completo o investimento em marketing se enquadra como algo desnecessário? A resposta é um grande e redundante NÃO!

 

Diante de qualquer crise a publicidade será uma grande aliada para seus negócios, pois apesar da redução de consumo, as pessoas não estão deixando de viver e não abrem mão de alguns produtos e serviços ou seja, as pessoas continuarão comprando de alguém, então eu lhe pergunto, de quem elas vão comprar, de quem está aparecendo ou de quem está escondido?

Lembra que eu perguntei o que um avestruz tem haver com marketing em tempos de crise?

 

 

É que o avestruz diante de momentos de aperto esconde a cabeça dentro de um buraco e alguns 'empreendedores' agem igual ao avestruz, cortam totalmente o investimento em marketing, param de anunciar e assim se escondem, o problema é que ficam escondidos tanto dos seus clientes atuais como de futuros clientes.

 

Note este exemplo: Uma empresa que sumiu da mídia em um tempo de crise, quando voltou a fazer um anúncio recebeu ligações de antigos clientes indagando se ela não tinha quebrado, pois havia “sumido” totalmente de circulação e eles não ouviram mais falar dela.

 

Notamos então que sumir de circulação, esconder-se igual um avestruz gera pelo menos três graves problemas:

 

01 - Você vai perder clientes já conquistados.

Isso acontece porque muitos de seus clientes vão achar que você quebrou com a crise ou no mínimo pensar que isso vai acontecer visto que o nome de sua empresa não aparece mais em lugar nenhum.

 

02 - Você vai deixar de prospectar novos clientes.

Primeiro, porque com a perda de clientes atuais você perderá a propaganda boca a boca que seria feita por seus próprios clientes.

Segundo, bom isso é bem óbvio, sem anunciar como as pessoas que não sabem de sua existência vão encontrar sua empresa e se tornarem seus clientes?

 

03 - Vai ser muito mais difícil retornar ao estágio em que estava quando começar anunciar novamente, isso se conseguir manter-se no mercado.

Já houve crises iguais ou piores que a atual, pelo menos em nosso país. Nessas ocasiões, algumas empresas suspenderam rapidamente a propaganda e outras a mantiveram, na medida do possível. Às vezes, o mercado levou um ou dois anos para se recuperar e, quando isso aconteceu, as marcas que haviam mantido a propaganda saíram-se sempre melhor. Após a crise dos anos 80, um estudo feito por Época Negócios verificou que, na maioria das categorias de produtos, as marcas que mantiveram a propaganda tornaram-se mais fortes. Um estudo semelhante, conduzido pela Associação dos Proprietários de Jornais dos Estados Unidos, constatou que as empresas que mantêm a propaganda durante as crises são também as mais lucrativas nesses períodos.

Portanto, notamos que a crise serve como um filtro, tirando os mais fracos do mercado e fortalecendo os mais fortes.

 

Há dois ditados que merecem nossa atenção:

 

01 - “Nos momentos de crise é que surgem os melhores negócios”.


02 - "Em épocas de crise enquanto uns choram, outros vendem lenços".

 

Porém é importante destacar um fato. No inicio deste artigo foi destacado que é importante cortar gastos desnecessário. Então, no marketing também existem esses gastos por exemplo, anúncios ou qualquer tipo de publicidade que não geram resultado ou que são impossíveis de se medir os resultados são despesas desnecessárias e devem entrar no corte orçamentário.

 

O correto então é estipular um orçamento para investir em marketing e escolher o que trás mais retorno para seus negócios, mas nunca enfie a cabeça num buraco como faz o avestruz por parar de anunciar completamente.

 

Falarei em um outro artigo sobre como investir em Marketing Digital que é de longe uma das melhores maneiras de se investir em marketing em nossos tempos pois é possível fazer anúncios direcionados para seu público alvo e medir os resultados.

Marcos Amorim

 

Marcos Amorim - Consultoria de Marketing Digital Para Pequenas Empresas